Temos o prazer de anunciar o cronograma da 9ª edição da J3M (Jornada de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática). Convidamos todos a acompanhar nossas publicações e a participar ativamente das atividades ao longo dos cinco dias de programação. Não deixe de prestigiar a Cerimônia de Abertura e a Cerimônia de Premiação.
Todas as apresentações de trabalhos da J3M serão realizadas nos Anfiteatros A e B do Bloco PC, no Setor de Ciências Exatas, Centro Politécnico da UFPR.
Endereço: Rua Evaristo F. Ferreira da Costa, 406- Jardim das Américas, Curitiba – PR, 82590-300.
Segunda-feira 10/11/2025
| Horários | Anfiteatro A | Anfiteatro B | 
|---|
| 13h-15h | Cerimônia de abertura |  | 
| 15h-15h25 | Coffee break | Coffee break | 
| 15h25-15h50 | Estudando a Noção de Topologia Através de Redes — Pedro Lascowski Laguna | Análise da Produção Escrita em uma Prova-Escrita-em-Fases — Isabele Andrade Vichinieski | 
| 15h50-16h15 | Teorema Fundamental da Álgebra via o Grupo Fundamental — Tiago Filipe Pires Galu | Confiar em um único instrumento avaliativo pode ser prejudicial? — Sibeli da Rosa Da Rocha | 
| 16h15-16h40 | Filtros na Topologia Caracterizando continuidade a partir de filtros — Guilherme Furquim | A prática avaliativa na matemática: uma perspectiva montessoriana — Laura Carolina Aymoré Ferrandin | 
| 16h40-17h05 | O Grupo Fundamental \(\pi_1 \) de um nó — Felipe Monteiro Kiotheka | Análise da produção escrita em uma Prova-Escrita-em-Fases de Geometria na perspectiva da Análise de Erros — Gabrielle Mamede Cordeiro | 
| 17h05-17h30 | Filtros Continuidade para além de topologia — Guilherme Furquim |  | 
Terça-feira 11/11/2025
| Horários | Anfiteatro A | Anfiteatro B | 
|---|
| 13h-13h25 | Análise de Fourier para EDPs periódicas — Daniel Thiago Ivanchechen | Desafios ativos: “jogando, explorando e descobrindo a matemática” — MatematicAtiva | 
| 13h25-13h50 | A Matemática do Átomo de Hidrogênio — Fabricia Oliveira dos Santos | Análise da Produção Escrita em Questões Não-Rotineiras de Matemática em Avaliações Externas — Licenciar | 
| 13h50-14h15 | EDO’s Aplicadas em Modelos Biológicos — Nathan Hanashiro Fodor | A experiência do Lesson Study no PIBID — PIBID | 
| 14h15-14h40 | Um Estudo Qualitativo de Sistemas Planares de Equações Diferenciais — Kaue Novaki João | POTI/TOPMAT: Formando Talentos e Reinventando o Ensino de Matemática no Contexto Olímpico — POTI | 
| 14h40-15h05 |  | Brincando de Matemático 2025 — PET Matemática UFPR | 
| 15h05-15h25 | Coffee break | Coffee break | 
| 15h25-15h50 | A estrutura elegante dos semigrupos inversos — Eduarda Caroline Klug | Mapeamento da Produção Acadêmica em Educação Matemática Realística no Brasil — Andressa Balestrin Dasenbrock | 
| 15h50-16h15 | Lema da Serpente para categorias abelianas — Lucas Xavier | Teoria da Objetivação e o papel do labor conjunto na formação de sujeitos críticos — Camilly Silva dos Anjos | 
| 16h15-16h40 | A Categoria de Homotopia de uma Categoria Modelo — Fernando Augusto de Lima Filho | Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais: um mapeamento em periódicos nacionais — Natalia Chicora | 
| 16h40-17h05 | Uma pálida família de categorias: Morfismos universais em categorias concretas — Ana Carla de Carvalho Honório | Concepções de Resolução de Problemas em artigos do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática — Vinícius Perin Santos | 
| 17h05-17h30 | Equivalência Categórica entre 2-Grupos e Módulos Cruzados — Pedro Henrique Andrade | Mapeamento de provas e cadernos de prova no repositório institucional da UFSC — Sibeli da Rosa da Rocha | 
| 17h30-19h |  |  | 
| 19h-19h25 | A matemática e os espaços educativos não tradicionais: um relato de experiência — Maria Bento, Anna Prado, Donizete Martins, Yaritza Martinez e Yasmin Heldt |  | 
| 19h25-19h50 | Análise de uma tarefa de investigação à luz da Educação Matemática Realística — Andressa Balestrin Dasenbrock |  | 
| 19h50-20h15 | UM OLHAR SOBRE UMA TURMA DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO — Alisson Gabriel Struz |  | 
| 20h15-20h40 | Formação Docente em Matemática, Identidade Profissional e a dança: apresentação do portfólio de uma (futura) professora que ensina matemática — Natalia Chicora |  | 
| 20h40-21h05 | Investigação Matemática com estudantes do Ensino Fundamental: uma experiência com Medidas de Tendência Central na Eletiva de Exatas — Wanderson dos Santos Rodrigues |  | 
Quarta-feira 12/11/2025
| Horários | Anfiteatro A | Anfiteatro B | 
|---|
| 13h-13h25 | O lema de Morse em \(\mathbb{R}^n \) e Aplicações — Allyson Henrique Cansian | Lema de Morse — Camilly Silva dos Anjos e Lucas Xavier | 
| 13h25-13h50 | REPRESENTAÇÃO POLAR DE FUNÇÕES REAIS COM COMPACTIFICAÇÃO DO INFINITO — Luís Eduardo Vitorino Gonçalves | Exemplos da fórmula de Weyl para tubos ao redor de subvariedades em baixas dimensões — Celestia Piccioni | 
| 13h50-14h15 | Um Estudo sobre Operadores Fortemente Invariantes — Lucas Xavier | Estudo de Curvas Planas: Bruxa de Agnesi e Cissoide de Diócles — Luiz Henrique Bahls | 
| 14h15-14h40 | Uma visita ao Problema de Basileia — Miguel Augusto Vialich | Incírculo de um Triângulo Retângulo — Pedro Carvalho Igreja | 
| 14h40-15h05 | Espaços de Hilbert e Séries de Fourier — Leonardo Angelo Rigo | Introdução à Teoria de Morse-Bott — Lucas Xavier | 
| 15h05-15h25 | Coffee break | Coffe break | 
| 15h25-15h50 | Redes Neurais Fisicamente Guiadas (PINNs) na Simulação do Sistema de Boussinesq para Ondas Aquáticas — Samuel Kutz Paranhos |  | 
| 15h50-16h15 | Técnicas de aprendizagem curricular aplicadas à PINNs Aproximando ondas solitárias solução da equação de KdV — Guilherme Furquim | Análise da Produção Escrita de Questões Abertas de Função e Equação do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina — Emanuela Gonçales Lopes | 
| 16h15-16h40 | Otimização de Carteira de Ações — Tânia Cristina Valasky | Análise da Produção Escrita de Questões de Geometria do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina — Kaue Novaki João | 
| 16h40-17h05 | Método elipcêntrico para programação quadrática — Eduarda Ferreira Zanatta | Análise da produção escrita de estudantes de 8° e 9° ano do Ensino Fundamental a partir de uma tarefa de Matemática — Natalia Chicora e Sibeli da Rosa da Rocha | 
| 17h05-17h30 | Reconstrução de Imagens via Compressed Sensing: Formulação Matemática e Testes Numéricos — Rafaella Gulin dos Santos | Análise da Produção Escrita de Questões de Polinômios e Sequências Numéricas do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina — Pedro Lascowski Laguna | 
| 17h30-17h55 | Aplicação de Otimização Não-Linear para a Modelagem de uma Carteira de Investimentos — Pedro Henrique Cardoso |  | 
| 17h55-19h |  |  | 
| 19h-19h25 | Formas diferenciais e formalismo de Hamilton em fractais — Matheus Erevaldo Krüger Gebeluca |  | 
| 19h25-19h50 | O Funcional de Willmore e Desigualdades Geométricas em Variedades de Curvatura Escalar Não-Negativa — Bruno Bonassoli |  | 
| 19h50-20h15 | O Teorema de Fáry-Milnor — Felipe Monteiro Kiotheka |  | 
| 20h15-20h40 | Geodésicas via o cálculo das variações — Tiago Filipe Pires Galu |  | 
| 20h40-21h05 | Da Geometria ao Crescimento de Grupos — João Pedro de Castilho Bonini |  | 
Quinta-feira 13/11/2025
| Horários | Anfiteatro A | Anfiteatro B | 
|---|
| 13h-13h25 | Semana da Matemática 2025 — PET Matemática UFPR | Uma análise de tarefas não-rotineiras em textos que discutem pensamento algébrico — Andressa Balestrin Dasenbrock e Isabele Andrade Vichinieski | 
| 13h25-13h50 | Promovendo a Extensão Universitária por intermédio de Seminários Educacionais: Ação Extensionista desenvolvida na Pós-Graduação para a comunidade acadêmica e sociedade — Wanderson dos Santos Rodrigues – ForTeCiM | O uso do Algeplan no desenvolvimento do pensamento algébrico de licenciandos surdos em Pedagogia: um estudo em andamento — Fernando Lucas Rosa Hernandes | 
| 13h50-14h15 | Olimpíada Paranaense de Matemática: Atraindo talentos da matemática no Paraná — OPRM | O Júri Simulado como Estratégia para Promover o Debate Crítico e Analisar a Mecanização do Pensamento Algébrico no Curso de Matemática da UNESPAR — Campus Paranaguá - Gabriel Leal Kulik | 
| 14h15-14h40 | Divulgando Ciência e Matemática: projeto extensionista em andamento na Mostra de Profissões da UNESPAR — Física em ação | Uma investigação sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino da álgebra em colégios de Paranaguá — Anay Kurpel Pusch | 
| 14h40-15h05 | Caminhos Olímpicos da Matemática (COM) - Programa de Iniciação Científica Júnior da Obmep (PIC-OBMEP) — Caminhos Olímpicos | Levantamento das definições de pensamento algébrico em produções acadêmicas — Andressa Balestrin Dasenbrock e Isabele Andrade Vichinieski | 
| 15h05-15h30 |  | Geometria esférica no ensino médio: uma proposta didática com geogebra para análise de projeções cartográficas — Vinicius da Silva Kich | 
| 15h30-15h50 | Coffee break | Coffee break | 
| 15h50-16h15 | Espaço Variável de Lebesgue — Amanda Carolina Coelho | Ludicidade e Aprendizagem Matemática: Experiências do PET-MAPE no Ensino Fundamental — Ana Schimanski, Anita Silva e Edimara Machado | 
| 16h15-16h40 | Propriedades globais de operadores em \(\mathbb{T}^2 \) com coeficientes variáveis — Leonardo Cortez do Nascimento | Do cálculo a vida real: práticas nas escolas com relação à matemática — Gabrielle Gregorio, Susi de Souza e Vandressa Ribeiro | 
| 16h40-17h05 | Os Espaços de Lebesgue com Expoente Variável — Elissandro Antonio Sikora | O ensino do sistema monetário por meio de atividades lúdicas: uma experiência do projeto PET-MAPE nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental — Karolyna Batista, Keila da Silva e Tatiane dos Santos | 
| 17h05-17h30 | Trajetórias Periódicas e Ergódicas de Campos Vetoriais no Toro — Lucas Bisoni | Práticas em Matemática nas Escolas: Experiências do PET-MAPE — Erik Martins, Jéssica Cunha e Stella Rosário | 
| 17h30-17h55 |  | Entre telas e conceitos: um estudo em andamento sobre o impacto de ferramentas digitais na aprendizagem da Matemática — Patrícia Vieira Alves | 
| 17h55-19h |  |  | 
| 19h-19h25 | Modelagem Matemática nos Banheiros do Politécnico da UFPR: Análise Comparativa entre Papel Toalha e Secador de Ar Quente — Luís Gustavo Nadalin |  | 
| 19h25-19h50 | Desvendando a matemática presente nos meios de Transporte — Camila Rios |  | 
| 19h50-20h15 | Noções topológicas e identidade profissional docente: uma proposta de formação para professores que ensinam matemática nos anos iniciais — Natalia Chicora |  | 
| 20h15-20h40 | Construindo o Conhecimento Matemático: A Robótica Educacional como Ferramenta de Investigação — José Divaldo Xavier da Silva |  | 
Sexta-feira 14/11/2025
| Horários | Anfiteatro A | Anfiteatro B | 
|---|
| 13h-13h25 | Matrizes Circulantes e uma Surpreendente Aplicação — Ana Caroline da Silva | Projeto Investigação SEED/PR: uma leitura pela abordagem do Ciclo de Políticas Públicas Educacionais — Laura Ferrandin e Pedro Busarello | 
| 13h25-13h50 | Classificação de grupos cristalográficos — Ana Carla de Carvalho Honório | VIAJANDO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Destino: Sala de aula – BOA VIAGEM — Francine Sergio e Marcia Arantes | 
| 13h50-14h15 | Uma Introdução às Álgebras de Lie — Emilly Giovana Torquato | Quem é Regina Buriasco, segundo o Google? Um levantamento de sua presença digital — Sibeli da Rosa Da Rocha | 
| 14h15-14h40 | Álgebras de Caminhos — Camilly Silva dos Anjos | Um Olhar Para Inclusão Nos Cursos De Graduação: O Que Dizem Os Estudantes Surdos E Sua Intérprete? — Bárbara Borkowski, Mirian Gonçalez e Marta Filietaz | 
| 14h40-15h05 | Sobre a existência de uma base para cada espaço vetorial — Eric Steffan Budal da Costa | Regina Buriasco e Avaliação: intersecções entre o vivido e o pesquisado, a partir da História Oral — Sibeli da Rosa Da Rocha | 
| 15h05-15h30 | Introdução à Teoria de Códigos — Lucas Bisoni | Educação Financeira e Mulheres: Histórias, Desafios e Impactos na Formação Docente — Marjory Castelhone Camargo | 
| 15h30-15h45 | Coffee break | Coffee break | 
| 15h45-17h00 | Lançamento do livro: Elas Contam e Encantam: Mulheres na Matemática da UFPR — Profª Dra. Paula Rogéria Lima Couto |  | 
| Horários | Auditório do Departamento de Química | 
|---|
| 17h30-18h10 | Confraternização & Coffee Break | 
| 18h10-19h | Apresentação da Banda Altitab | 
| 19h- | Cerimônia de premiação | 
Lembre-se: as inscrições de ouvintes vão até 28/10/2025.
Esse cronograma está sujeito a mudanças e será atualizado aqui.
Contamos com a sua presença!