Ir para o conteúdo principal

Cronograma J3M 2025

·

Temos o prazer de anunciar o cronograma da 9ª edição da J3M (Jornada de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática). Convidamos todos a acompanhar nossas publicações e a participar ativamente das atividades ao longo dos cinco dias de programação. Não deixe de prestigiar a Cerimônia de Abertura e a Cerimônia de Premiação.

Todas as apresentações de trabalhos da J3M serão realizadas nos Anfiteatros A e B do Bloco PC, no Setor de Ciências Exatas, Centro Politécnico da UFPR. Endereço: Rua Evaristo F. Ferreira da Costa, 406- Jardim das Américas, Curitiba – PR, 82590-300.

Segunda-feira 10/11/2025
HoráriosAnfiteatro AAnfiteatro B
13h-15hCerimônia de abertura
15h-15h25Coffee breakCoffee break
15h25-15h50Estudando a Noção de Topologia Através de Redes — Pedro Lascowski LagunaAnálise da Produção Escrita em uma Prova-Escrita-em-Fases — Isabele Andrade Vichinieski
15h50-16h15Teorema Fundamental da Álgebra via o Grupo Fundamental — Tiago Filipe Pires GaluConfiar em um único instrumento avaliativo pode ser prejudicial? — Sibeli da Rosa Da Rocha
16h15-16h40Filtros na Topologia Caracterizando continuidade a partir de filtros — Guilherme FurquimA prática avaliativa na matemática: uma perspectiva montessoriana — Laura Carolina Aymoré Ferrandin
16h40-17h05O Grupo Fundamental \(\pi_1 \) de um nó — Felipe Monteiro KiothekaAnálise da produção escrita em uma Prova-Escrita-em-Fases de Geometria na perspectiva da Análise de Erros — Gabrielle Mamede Cordeiro
17h05-17h30Filtros Continuidade para além de topologia — Guilherme Furquim
Terça-feira 11/11/2025
HoráriosAnfiteatro AAnfiteatro B
13h-13h25Análise de Fourier para EDPs periódicas — Daniel Thiago IvanchechenDesafios ativos: “jogando, explorando e descobrindo a matemática” — MatematicAtiva
13h25-13h50A Matemática do Átomo de Hidrogênio — Fabricia Oliveira dos SantosAnálise da Produção Escrita em Questões Não-Rotineiras de Matemática em Avaliações Externas — Licenciar
13h50-14h15EDO’s Aplicadas em Modelos Biológicos — Nathan Hanashiro FodorA experiência do Lesson Study no PIBID — PIBID
14h15-14h40Um Estudo Qualitativo de Sistemas Planares de Equações Diferenciais — Kaue Novaki JoãoPOTI/TOPMAT: Formando Talentos e Reinventando o Ensino de Matemática no Contexto Olímpico — POTI
14h40-15h05Brincando de Matemático 2025 — PET Matemática UFPR
15h05-15h25Coffee breakCoffee break
15h25-15h50A estrutura elegante dos semigrupos inversos — Eduarda Caroline KlugMapeamento da Produção Acadêmica em Educação Matemática Realística no Brasil — Andressa Balestrin Dasenbrock
15h50-16h15Lema da Serpente para categorias abelianas — Lucas XavierTeoria da Objetivação e o papel do labor conjunto na formação de sujeitos críticos — Camilly Silva dos Anjos
16h15-16h40A Categoria de Homotopia de uma Categoria Modelo — Fernando Augusto de Lima FilhoDesenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais: um mapeamento em periódicos nacionais — Natalia Chicora
16h40-17h05Uma pálida família de categorias: Morfismos universais em categorias concretas — Ana Carla de Carvalho HonórioConcepções de Resolução de Problemas em artigos do XIV Encontro Nacional de Educação Matemática — Vinícius Perin Santos
17h05-17h30Equivalência Categórica entre 2-Grupos e Módulos Cruzados — Pedro Henrique AndradeMapeamento de provas e cadernos de prova no repositório institucional da UFSC — Sibeli da Rosa da Rocha
17h30-19h
19h-19h25A matemática e os espaços educativos não tradicionais: um relato de experiência — Maria Bento, Anna Prado, Donizete Martins, Yaritza Martinez e Yasmin Heldt
19h25-19h50Análise de uma tarefa de investigação à luz da Educação Matemática Realística — Andressa Balestrin Dasenbrock
19h50-20h15UM OLHAR SOBRE UMA TURMA DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO — Alisson Gabriel Struz
20h15-20h40Formação Docente em Matemática, Identidade Profissional e a dança: apresentação do portfólio de uma (futura) professora que ensina matemática — Natalia Chicora
20h40-21h05Investigação Matemática com estudantes do Ensino Fundamental: uma experiência com Medidas de Tendência Central na Eletiva de Exatas — Wanderson dos Santos Rodrigues
Quarta-feira 12/11/2025
HoráriosAnfiteatro AAnfiteatro B
13h-13h25O lema de Morse em \(\mathbb{R}^n \) e Aplicações — Allyson Henrique CansianLema de Morse — Camilly Silva dos Anjos e Lucas Xavier
13h25-13h50REPRESENTAÇÃO POLAR DE FUNÇÕES REAIS COM COMPACTIFICAÇÃO DO INFINITO — Luís Eduardo Vitorino GonçalvesExemplos da fórmula de Weyl para tubos ao redor de subvariedades em baixas dimensões — Celestia Piccioni
13h50-14h15Um Estudo sobre Operadores Fortemente Invariantes — Lucas XavierEstudo de Curvas Planas: Bruxa de Agnesi e Cissoide de Diócles — Luiz Henrique Bahls
14h15-14h40Uma visita ao Problema de Basileia — Miguel Augusto VialichIncírculo de um Triângulo Retângulo — Pedro Carvalho Igreja
14h40-15h05Espaços de Hilbert e Séries de Fourier — Leonardo Angelo RigoIntrodução à Teoria de Morse-Bott — Lucas Xavier
15h05-15h25Coffee breakCoffe break
15h25-15h50Redes Neurais Fisicamente Guiadas (PINNs) na Simulação do Sistema de Boussinesq para Ondas Aquáticas — Samuel Kutz Paranhos
15h50-16h15Técnicas de aprendizagem curricular aplicadas à PINNs Aproximando ondas solitárias solução da equação de KdV — Guilherme FurquimAnálise da Produção Escrita de Questões Abertas de Função e Equação do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina — Emanuela Gonçales Lopes
16h15-16h40Otimização de Carteira de Ações — Tânia Cristina ValaskyAnálise da Produção Escrita de Questões de Geometria do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina — Kaue Novaki João
16h40-17h05Método elipcêntrico para programação quadrática — Eduarda Ferreira ZanattaAnálise da produção escrita de estudantes de 8° e 9° ano do Ensino Fundamental a partir de uma tarefa de Matemática — Natalia Chicora e Sibeli da Rosa da Rocha
17h05-17h30Reconstrução de Imagens via Compressed Sensing: Formulação Matemática e Testes Numéricos — Rafaella Gulin dos SantosAnálise da Produção Escrita de Questões de Polinômios e Sequências Numéricas do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina — Pedro Lascowski Laguna
17h30-17h55Aplicação de Otimização Não-Linear para a Modelagem de uma Carteira de Investimentos — Pedro Henrique Cardoso
17h55-19h
19h-19h25Formas diferenciais e formalismo de Hamilton em fractais — Matheus Erevaldo Krüger Gebeluca
19h25-19h50O Funcional de Willmore e Desigualdades Geométricas em Variedades de Curvatura Escalar Não-Negativa — Bruno Bonassoli
19h50-20h15O Teorema de Fáry-Milnor — Felipe Monteiro Kiotheka
20h15-20h40Geodésicas via o cálculo das variações — Tiago Filipe Pires Galu
20h40-21h05Da Geometria ao Crescimento de Grupos — João Pedro de Castilho Bonini
Quinta-feira 13/11/2025
HoráriosAnfiteatro AAnfiteatro B
13h-13h25Semana da Matemática 2025 — PET Matemática UFPRUma análise de tarefas não-rotineiras em textos que discutem pensamento algébrico — Andressa Balestrin Dasenbrock e Isabele Andrade Vichinieski
13h25-13h50Promovendo a Extensão Universitária por intermédio de Seminários Educacionais: Ação Extensionista desenvolvida na Pós-Graduação para a comunidade acadêmica e sociedade — Wanderson dos Santos Rodrigues – ForTeCiMO uso do Algeplan no desenvolvimento do pensamento algébrico de licenciandos surdos em Pedagogia: um estudo em andamento — Fernando Lucas Rosa Hernandes
13h50-14h15Olimpíada Paranaense de Matemática: Atraindo talentos da matemática no Paraná — OPRMO Júri Simulado como Estratégia para Promover o Debate Crítico e Analisar a Mecanização do Pensamento Algébrico no Curso de Matemática da UNESPAR — Campus Paranaguá - Gabriel Leal Kulik
14h15-14h40Divulgando Ciência e Matemática: projeto extensionista em andamento na Mostra de Profissões da UNESPAR — Física em açãoUma investigação sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino da álgebra em colégios de Paranaguá — Anay Kurpel Pusch
14h40-15h05Caminhos Olímpicos da Matemática (COM) - Programa de Iniciação Científica Júnior da Obmep (PIC-OBMEP) — Caminhos OlímpicosLevantamento das definições de pensamento algébrico em produções acadêmicas — Andressa Balestrin Dasenbrock e Isabele Andrade Vichinieski
15h05-15h30Geometria esférica no ensino médio: uma proposta didática com geogebra para análise de projeções cartográficas — Vinicius da Silva Kich
15h30-15h50Coffee breakCoffee break
15h50-16h15Espaço Variável de Lebesgue — Amanda Carolina CoelhoLudicidade e Aprendizagem Matemática: Experiências do PET-MAPE no Ensino Fundamental — Ana Schimanski, Anita Silva e Edimara Machado
16h15-16h40Propriedades globais de operadores em \(\mathbb{T}^2 \) com coeficientes variáveis — Leonardo Cortez do NascimentoDo cálculo a vida real: práticas nas escolas com relação à matemática — Gabrielle Gregorio, Susi de Souza e Vandressa Ribeiro
16h40-17h05Os Espaços de Lebesgue com Expoente Variável — Elissandro Antonio SikoraO ensino do sistema monetário por meio de atividades lúdicas: uma experiência do projeto PET-MAPE nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental — Karolyna Batista, Keila da Silva e Tatiane dos Santos
17h05-17h30Trajetórias Periódicas e Ergódicas de Campos Vetoriais no Toro — Lucas BisoniPráticas em Matemática nas Escolas: Experiências do PET-MAPE — Erik Martins, Jéssica Cunha e Stella Rosário
17h30-17h55Entre telas e conceitos: um estudo em andamento sobre o impacto de ferramentas digitais na aprendizagem da Matemática — Patrícia Vieira Alves
17h55-19h
19h-19h25Modelagem Matemática nos Banheiros do Politécnico da UFPR: Análise Comparativa entre Papel Toalha e Secador de Ar Quente — Luís Gustavo Nadalin
19h25-19h50Desvendando a matemática presente nos meios de Transporte — Camila Rios
19h50-20h15Noções topológicas e identidade profissional docente: uma proposta de formação para professores que ensinam matemática nos anos iniciais — Natalia Chicora
20h15-20h40Construindo o Conhecimento Matemático: A Robótica Educacional como Ferramenta de Investigação — José Divaldo Xavier da Silva
Sexta-feira 14/11/2025
HoráriosAnfiteatro AAnfiteatro B
13h-13h25Matrizes Circulantes e uma Surpreendente Aplicação — Ana Caroline da SilvaProjeto Investigação SEED/PR: uma leitura pela abordagem do Ciclo de Políticas Públicas Educacionais — Laura Ferrandin e Pedro Busarello
13h25-13h50Classificação de grupos cristalográficos — Ana Carla de Carvalho HonórioVIAJANDO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Destino: Sala de aula – BOA VIAGEM — Francine Sergio e Marcia Arantes
13h50-14h15Uma Introdução às Álgebras de Lie — Emilly Giovana TorquatoQuem é Regina Buriasco, segundo o Google? Um levantamento de sua presença digital — Sibeli da Rosa Da Rocha
14h15-14h40Álgebras de Caminhos — Camilly Silva dos AnjosUm Olhar Para Inclusão Nos Cursos De Graduação: O Que Dizem Os Estudantes Surdos E Sua Intérprete? — Bárbara Borkowski, Mirian Gonçalez e Marta Filietaz
14h40-15h05Sobre a existência de uma base para cada espaço vetorial — Eric Steffan Budal da CostaRegina Buriasco e Avaliação: intersecções entre o vivido e o pesquisado, a partir da História Oral — Sibeli da Rosa Da Rocha
15h05-15h30Introdução à Teoria de Códigos — Lucas BisoniEducação Financeira e Mulheres: Histórias, Desafios e Impactos na Formação Docente — Marjory Castelhone Camargo
15h30-15h45Coffee breakCoffee break
15h45-17h00Lançamento do livro: Elas Contam e Encantam: Mulheres na Matemática da UFPR — Profª Dra. Paula Rogéria Lima Couto
HoráriosAuditório do Departamento de Química
17h30-18h10Confraternização & Coffee Break
18h10-19hApresentação da Banda Altitab
19h-Cerimônia de premiação

Lembre-se: as inscrições de ouvintes vão até 28/10/2025.

Esse cronograma está sujeito a mudanças e será atualizado aqui.

Contamos com a sua presença!